quarta-feira, 25 de julho de 2012

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Itutinga Pilões


Nem acordar cedo no domingo, nem o frio de 9 graus da manhã nos intimidou, dessa vez fomos para a trilha do Rio Pilões.
Estacionamos os carros no Jardim Casqueiro, em Cubatão, e fomos de bike pela ciclovia até chegar à Rodovia dos Imigrantes, a distância é de aproximadamente 3 km. Ficamos próximo ao posto polical esperando o grupo que saiu da Praça das Bandeiras em Santos chegar.
No grupo éramos cerca de 70 pessoas, e por isso, foram divididos em quatro pelotões, assim é mais fácil de evitar qualquer tipo de contratempo na estrada, já que tem um pedaço sem acostamento pelo qual todos teriam que passar.
Na estrada pedalamos até a balança da Imigrantes, lá esperamos que todos se juntassem ao grupo para entrar no parque.
Entre a ida e a volta pelo mesmo caminho a contar do posto polical até o final da trilha foram percorridos 29 km. Sim o caminho de ida é o mesmo que o da volta. Quando chegamos no final da trilha encontramos uma parte do rio bem próxima, onde alguns até chegaram a pular na água.
A trilha é fácil, mas exige muito cuidado já que é cheia de pedras de rio muito escorregadias, trechos com muita lama e sempre um visual maravilhoso e som do rio correndo ao fundo.
Uma informação bem importante é que passando a portaria do parque o caminho que deve ser seguido é o em frente e não o que vira para a direita. O parque é uma área de conservação e é necessário agendamento prévio para entrar.

Ficha Técnica:

Local: Cubatão – SP
Data: 15/07/2012
Percurso: 35 Km (30% de Rodovia e restante de terra com trecho de trilha)
Grau de Dificuldade: Leve
Tempo de Percurso:
Distância: 20 Km de Santos

terça-feira, 17 de julho de 2012

Floresta Estadual de Batatais – Horto de Batatais


Completamente dispostos a encarar as mais variadas trilhas de bike por aí, viajamos para Batatais e levamos as bikes. Havíamos visto na internet que o Horto de Batatais tem algumas trilhas e que a prática de mountain bike é bem comum.
O lugar é lindo, e possui além de diversos caminhos de estrada de terra, muita trilha no meio da floresta. Pedimos informações para pessoas que encontramos no Horto e nos disseram que não tem como se perder nas trilhas, que todas elas, sendo curtas ou longas, darão nos mesmo lugares, o que facilita bastante.
Fizemos trechos de estradas de terras com muita areia que dificultava o equilíbrio e algumas trilhas. Durante os quatro dias de pedal, levamos uma amiga para se deslumbrar com o esporte, conhecemos um casal que nos levou em lugares maravilhosos no meio de árvores onde você acredita que o guidão não vai passar.
Andamos pela cidade, pela estrada e bastante pelo Horto. Eleita por nós a trilha mais legal até o momento. Com subidas leves e descidas tranquilas.

Ficha Técnica:

Local: Batatais – SP
Data: Feriado de 09 de julho
Percurso: Total cerca de 80 km (90% de terra, 80% de trilha)
Grau de Dificuldade: Leve

terça-feira, 10 de julho de 2012

Estação Ecológica Juréia-Itatins



Depois do contato com a natureza em cima da bike, ninguém tem vontade de parar. Então no domingo, primeiro de julho, reunimos alguns amigos e fomos para Pedro de Toledo.
Há um ano aproximadamente havíamos feito uma trilha de carro na Estação Ecológica da Juréia-Itatins. Não lembrávamos muito bem qual era o grau de dificuldade, mas nos animamos e fomos.
Com muita sorte, em pleno inverno estava um dia quente e super ensolarado.
Não iríamos fazer toda a estrada, já que é bem longa, mas nos propusemos a ir até o riacho que passa pela reserva em alguns pontos.
Com muita ladeira e a estrada cheia de pedra, foi difícil e cansativo, mas valeu a pena.

Ficha Técnica:

Local: Pedro de Toledo – Sp
Data: 01/07/2012
Percurso: 18.18 km (100% de estrada de terra)
Grau de Dificuldade: Difícil
Tempo de percurso: 2h56
Distância: 121 km de Santos


terça-feira, 3 de julho de 2012

Guararema




Nossa primeira experiência foi em Guararema. Estávamos cientes que seriam mais de 35 quilômetros de trilha.
Resolvemos ir então do hotel até o local do evento de bike, entre ida, percurso e volta fizemos 43 km.
Foi sofrido, desgastante, porém encantador.
Como típicos marinheiros de primeira viagem faltaram algumas coisas, mas o principal foi uma máquina fotográfica. Lá em cima é tão lindo que mesmo com calor e o cansaço deu pra suspirar.
Nos fascinamos e resolvemos continuar a trilhar caminhos por aí.
                                                                    
Ficha técnica:

Local: Guararema – Sp
Data: 24/06/2012
Percurso: 35 km (80% de estrada de terra)
Grau de Dificuldade: Moderada
Tempo de percurso: 4h11
Altitude Máxima: 580m
Distância: 149 km de Santos