Nem acordar cedo no domingo, nem o frio de 9 graus da manhã nos intimidou, dessa vez fomos para a trilha do Rio Pilões.
Estacionamos os carros no Jardim Casqueiro, em Cubatão, e fomos de bike pela ciclovia até chegar à Rodovia dos Imigrantes, a distância é de aproximadamente 3 km. Ficamos próximo ao posto polical esperando o grupo que saiu da Praça das Bandeiras em Santos chegar.
No grupo éramos cerca de 70 pessoas, e por isso, foram divididos em quatro pelotões, assim é mais fácil de evitar qualquer tipo de contratempo na estrada, já que tem um pedaço sem acostamento pelo qual todos teriam que passar.
Na estrada pedalamos até a balança da Imigrantes, lá esperamos que todos se juntassem ao grupo para entrar no parque.
Entre a ida e a volta pelo mesmo caminho a contar do posto polical até o final da trilha foram percorridos 29 km. Sim o caminho de ida é o mesmo que o da volta. Quando chegamos no final da trilha encontramos uma parte do rio bem próxima, onde alguns até chegaram a pular na água.
A trilha é fácil, mas exige muito cuidado já que é cheia de pedras de rio muito escorregadias, trechos com muita lama e sempre um visual maravilhoso e som do rio correndo ao fundo.
Uma informação bem importante é que passando a portaria do parque o caminho que deve ser seguido é o em frente e não o que vira para a direita. O parque é uma área de conservação e é necessário agendamento prévio para entrar.
Ficha Técnica:
Local: Cubatão – SP
Data: 15/07/2012
Percurso: 35 Km (30% de Rodovia e restante de terra com trecho de trilha)
Grau de Dificuldade: Leve
Tempo de Percurso:
Distância: 20 Km de Santos